Noites frias e molhadas... comida de conforto!

Não tenho andado muito por aqui...
 
Não é por falta de tempo (...se calhar até é, também...), mas principalmente por falta de motivação... ando com a minha vida às voltas e a cabeça num turbilhão. Isto vai ao sítio, mas irá devagar... adiante.
 
Na minha cozinha continua a acontecer muita coisa, todos os dias. E ontem foi um dia particularmente frio e chuvoso, desconfortável e cansativo. Cheguei a casa mesmo cansada e a precisar de descomprimir, relaxar e sentir-me reconfortada.
 
Tinha de fazer massa! Massa reconforta-me!!!
 
 

 
 
 
Lumaconi Recheados
 
250 gr de massa Lumaconi da Garofalo
300 gr de carna à bolonhesa
500 ml de molho bechamel espesso
+/- 100 ml de polpa de tomate (faço caseira)
queijo Grana Padano ralado na hora
 
Cozer a massa Lumaconi em água temperada de sal por cerca de 10 minutos (fica al dente), escorrer e deixar arrefecer um pouco.
 
Com a ajuda de uma colher de sobremesa rechear cada massa com carne à bolonhesa, que faço em quantidades grandes e congelo para ter sempre pronta para estas ocasiões. Desta vez a bolonhesa estava com muita cenoura em cubinhos (vou variando e uso cenoura, espinafres, ervilhas ou outro legume conforme o que tenho em casa).
 
Dispor as massas numa assadeira de forno.
 
Preparar molho bechamel com 35 gr de manteiga derretida, 40 gr de farinha e 450 ml de leite, mexendo sempre com uma vara de arames para ficar bem homogéneo e sem grumos. Temperar de sal e 3/4 de uma noz moscada ralada na hora. No final obtemos um molho bechamel espesso com uma cor castanha clarinha e um aroma maravilhoso.
 
Cobrir a massa com este molho.
 
Distribuir colheradas de polpa de tomate (que faço em casa com tomate maduro, cebola, pimentos, alho, sal e pimenta, bem refogados em azeite. Trituro bem e guardo em frascos esterilizados).
 
Ralar o queijo a gosto e levar ao forno por cerca de 25 minutos a 200ºC.
 
 
 
 
Nem salada... era mesmo assim que precisava ontem! A ferver e bem aconchegante.
 
 
 
 
 
 

Comentários

  1. Olá!

    Que prato tão bom! Mesmo o que vou fazer esta noite!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Até eu, que acabei de jantar, jantava outra vez à lareira. Era isto e um copo de tinto (ou uma garrafa inteira!).

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares