Bolo de Mascarpone, Maçã e Canela

Sábado passei uma manhã esplêndida no Mercado do Bom Sucesso, onde fui ver a Mafalda Pinto Leite fazer as suas coisas boas.
 
Sim fez aquele batido verde do desafio que ela andou a fazer durante 10 dias, e não, não gostei... tal como eu previa!!!
 
Mas fiquei ainda mais contente porque... ela também não gostou quando o fez a primeira e segunda vez, e depois foi-se acostumando (agora não passa sem ele, mas isso - 'Não interessa nada!').
Depois perdi-me nas especiarias e, fosse eu uma 'ssoa de muito dinheiro e desgraçava-me ali mesmo no mercado dos frescos biológicos!!!
 
Estamos em época de maçãs, a canela liga sempre bem com maçãs. Para mim esta é uma dupla vencedora! Tudo o que leva maçãs com canela dificilmente não me agrada...
 
 
No meu frigorífico morava uma embalagem de Mascarpone sem destino, com data de validade a rondar a moribundice... e não há cá desperdícios!!!
 
Lá fui para a cozinha inventar... e adoçar um pouco o nosso fim de semana.
 
 
 
BOLO DE MASCARPONE COM MAÇÃ E CANELA
 
3 maçãs grandes cortadas em cubos
2 colheres de sopa de canela
1 colher de sopa de açúcar amarelo RAR (é mais escuro que o Sores)
 
Envolver tudo e deixar macerar.
 
3 chávenas de farinha com fermento
2 + 1/2 chávenas de açúcar amarelo RAR
250 gr de Mascarpone
3 ovos L
1 chávena de óleo
1/2 chávena de leite (usei magro)
 
Bater tudo muito bem até a massa fazer muitas bolhas de ar e o Mascarpone ficar bem triturado e homogéneo na massa.
Envolver 3/4 da maçã macerada nesta massa.
 
Forrar uma tarteira de fundo solto com papel vegetal e deitar a massa do bolo no centro, deixar que se espalhe uniformemente (não é necessário alisar com a espátula).
 
Levar ao forno por cerca de 15 minutos, retirar e cobrir com a restante maçã e a calda que se deposita no fundo da taça.
 
Levar de novo ao forno até que o palito saia seco, no meu forno demorou cerca de 40 minutos.
 
Fica muito fofo e húmido, de sabor intenso a maçã, perfumado e irresitível!!
 
 
 
 


Comentários

Mensagens populares