Bolo de Ananás - o bolo das mães

A pedido da minha Tia Regina, fui tentar escrever a receita de bolo de ananás da minha mãe... aquele bolo que ela faz há tantos, tantos anos e que nos sabe tão bem comer na cozinha dela, com chávenas de chá a ferver em canecas desirmanadas, enquanto partilhamos pormenores do nosso dia.

Não foi tarefa muito fácil, aquele bolo 'sai' assim sem pensar, sem esforço, por vezes com nozes pelo meio... sem papeis escritos e principalmente com muito 'olho' e poucas medidas...

Mas, no final, lá saiu a receita... e encaminhei à Tia Regina que logo o fez em casa.

Na minha cozinha ficou o papel escrito... ali, assim pousado no balcão. A queimar-me a vista e a fazer-me salivar. 

E mesmo sabendo que nunca conseguiria fazer igual, ao fim de dois dias não resisti e deitei a mão a uma lata de ananás!!!


 

 
 


Bolo de Ananás Caramelizado
    250 gr de farinha
    250 gr de açúcar
    6 ovos
    1 lata de ananás (das grandes)
    6 colheres de sopa de calda de ananás
    1 colher de chá de fermento em pó
    250 gr de açúcar para caramelizar e forrar a forma, ou caramelo líquido de compra

    Preparação:

    Pré-aquecer o forno a 180ºC.
    Bater as gemas com o açúcar até ficarem brancas e muito fofas. 
    Juntar 6 colheres de calda e bater muito bem. 
    Depois juntar a farinha com o fermento mexendo sempre.Bater as claras em castelo e juntar-se á massa envolvendo levemente com o Salazar.
    Barrar a forma com o açúcar queimado, ou o caramelo líquido e forrar com rodelas de ananás inteiras no fundo da forma, e em metades nas laterais da mesma.
    Deitar a massa do bolo por cima e vai ao forno.
    Sugestão: Para um bolo mais húmido, a meio da cozedura regar com umas colheres de calda e antes desenformar e com a ajuda de um palito, furar o bolo em vários sítios e embeber com todo o resto da calda de ananás. Fica óptimo!


     


    Não ficou igual, evidentemente, mas ficou bom. O meu bolo de ananás...


     

    Comentários

    Enviar um comentário

    Mensagens populares