World Baking Day

Hoje é um dia giro. 



World Baking Day é um dia a que acho piada pelo seu significado, todos na cozinha a fazer um bolo. 

Fazer, provar e partilhar a receita. Pode ser um bolo complicado, arriscado ou simplesmente aquele bolo que fazemos tantas vezes e que sai sempre bem (ou não, nunca se sabe, e na última semana senti bem isso).

Aqui no meu buraquinho blogosférico não recebi nenhum convite especial, nenhum kit bonitinho com um conjunto de quatro formas de queque (cup-cakes, se quiserem ser mais modernos) e um frasco de margarina líquida da Vaqueiro. Também não me faz falta, afinal nem usei nada disso para preparar o meu bolo para este dia!!

Resolvi, antes, alinhar num desafio proposto aqui , pela Pólo Norte.

E aqui fica a minha versão do BOLO DE BOLACHA - Ceci n'est pas un gateaux

Fica em passo-a-passo, a pedido da própria!


200gr de margarina em barra Vaqueiro, 200gr de açúcar, 1 ovo e 50 gr de chocolate


Vamos bater a margarina com o açúcar e o ovo até obter um creme fofo.


Juntamos o chocolate e batemos novamente. Ficamos com um creme fofo e castanho para fazer uma das camadas.



200gr de bolacha Maria, café q.b. a gosto (eu fiz bem forte, é uma dependência minha, esta do café...)



1 a 1 vamos molhar as bolachas no café e dispôr num prato em forma de flor.


Por cada bolacha uma pequena porção de creme de chocolate.


Não precisamos de espalhar muito, pois podemos acabar o efeito com a pressão da bolacha da camada seguinte.


Depois de acabar a montagem das camadas sobra a quantidade certa para os acabamentos finais!!


Vamos cobrir todo o bolo com o restante creme de chocolate.


Para já, vai para o frigorífico cerca de uma hora para refrescar e solidificar um pouco antes de decorar. Para a decoração vou usar as restantes bolachas (3) que sobraram, grãos de café e raspas de chocolate negro 74% de cacau.





Cá está!!! Bom domingo e bolos felizes!!!


Comentários

  1. O teu bolo ficou com um óptimo aspecto!!!
    Acho que vou fazer umas madalenas para comemorar o dia ;)

    ResponderEliminar
  2. Bom aspecto :)
    Bom Fim-de-Semana :)

    ResponderEliminar
  3. A minha mãe fazia um muito parecido, mas a cobertura era amarelada. Hei-de experimentar este.
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!! A cobertura amarelada seria, provavelmente creme de manteiga (só com o açucar, a manteiga e o ovo, sendo que uma das receitas originais é essa mesma) Habitualmente faço esta receita com café solúvel em vez do chocolate em pó, ontem foi uma inovação, até para que os pequenos também aproveitassem para se lamberem com esta delícia (de outra forma é fantástico aquele sabor intenso do café, mas não dá para crianças...).

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares